quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cadastre seu filho na rede pública de ensino até 18 de junho

Atenção pais e responsáveis! O prazo de inscrição para o Cadastramento Escolar 2011 para a rede pública de ensino vai até o dia 18 de junho. O cadastramento se destina às crianças nascidas até 31 de março de 2005 ou que vão completar 6 anos de idade até 31 de março de 2011 e garante uma vaga na escola estadual ou municipal mais próxima da sua residência.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo pai, mãe ou responsável em qualquer agência dos Correios, em Belo Horizonte, ou nos postos de inscrição, nos demais municípios.

Documentos necessários:
- certidão de nascimento da criança (original e cópia)
- uma conta de luz recente (original e cópia), com data a partir do mês de fevereiro/2010.

Além das crianças que irão iniciar o ensino fundamental, também devem se inscrever os estudantes que queiram se transferir para a rede pública, para qualquer série ou ciclo do ensino fundamental, e ainda aqueles que desejam retomar os estudos. Esses candidatos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta ou boletim expedido pela escola de origem).

Os alunos já matriculados no ensino fundamental e os alunos de educação infantil das escolas públicas tem vaga garantida e, por isso, não precisam se inscrever.

Matrícula

A matrícula dos inscritos no Cadastro Escolar 2011 também é grátis e deverá ser feita de 13 a 17 de dezembro de 2010. Quem não fizer a matrícula no prazo previsto será encaminhado para uma escola que tiver vaga remanescente. Os candidatos e alunos que possuírem carteira de identidade deverão apresentá-la.

Garantia de qualidade

Em Minas Gerais o cadastro é unificado, integrando município e Estado. Isso permite planejar a oferta e demanda de alunos e melhorar o atendimento das escolas. Além disso, toda a rede pública oferece ensino fundamental de 9 anos. A medida, pioneira no Brasil, foi implantada pelo ex-governador Aécio Neves em 2004.

As vantagens de ter um ano a mais no ensino fundamental são muitas. Frequentando mais cedo a escola, o aluno tem mais tempo para aprender. Os professores têm mais tempo para preparar as crianças para o aprendizado da leitura e da escrita. E os pais ficam mais tranquilos, pois sabem que seus filhos estão em local seguro, bem orientados e alimentados.

Aécio Neves tratou a educação como uma das prioridades de seu governo. Por isso hoje, o ensino público estadual é considerado um dos melhores do país. Clique aqui para ver a avaliação dos nossos alunos pelo Ministério da Educação.

Fonte: Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário