Estado foi pioneiro na vacinação gratuita de menores de 2 anos. Exemplo será seguido no restante do país no segundo semestre
Minas Gerais saiu na frente promovendo campanha gratuita de vacinação contra meningite meningocócica C, voltada para a população menor de dois anos, no final do ano passado, e agora colhe os frutos. Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram uma redução de 76,25% no número de casos em relação a 2009. No ano passado, foram 160 registros da doença contra 38 em 2010. No restante do país, a vacina deverá entrar no calendário básico no segundo semestre, mas o MS ainda não definiu a data exata.
A principal prevenção é a imunização contra a doença em si e a manutenção do calendário básico de vacinação das crianças. A coordenadora de imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Tânia Brant, enfatiza que a vacina BCG protege as crianças da meningite provocada pela tuberculose. A vacina tetravalente evita que tenham meningite por Haemophilus, e a tríplice viral que contraiam alguns tipos de meningites virais.
“Em Minas, temos o privilégio da imunização na população menor de dois anos ter acontecido em forma de campanha. No resto do país, a vacina será incluída no calendário básico, e somente as crianças que chegarem aos postos de saúde é que receberão a dose”, diz Tânia.
Fonte: Hoje em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário