quinta-feira, 15 de julho de 2010

Minas tem o 2° melhor resultado do País em geração de empregos no semestre


Política de atração de investimentos privados do Governo do Estado também impulsiona um crescimento da geração de emprego nas cidades do interior de Minas

Minas Gerais, sob o comando do governador Antonio Anastasia, atingiu o segundo melhor resultado em geração de empregos do País no primeiro semestre de 2010, com um crescimento de 6,64%, o que representou a criação de 232.572 vagas formais. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (15/07) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o cadastro, em número de vagas criadas, o desempenho de Minas neste primeiro semestre é o seu melhor resultado em toda a série histórica do Caged, que se iniciou em 2003.

O resultado também mostra que a política do Governo do Estado para atração de investimentos privados em todas as regiões de Minas proporcionou um crescimento de 8,07% na geração de emprego nos municípios do interior. No primeiro semestre foram gerados 172.376 postos.

Já na Região Metropolitana, o destaque foi Belo Horizonte com um aumento de 4,41%, ou mais 60.196 postos. Entre os setores que mais se destacaram na criação de postos de trabalhos estão a Agropecuária, com mais 21.839 postos; Serviços, (+6.727 postos); Indústria de Transformação (+4.560 postos); Comércio (+3.016 postos) e Construção Civil (+2.255 postos).

Investimentos
O desempenho da geração de empregos é mais um fator que, aliado à credibilidade institucional, à gestão eficiente, transparência e parcerias com diversos setores da sociedade têm ampliado o interesse de grupos privados de investir em Minas. Apenas no primeiro semestre do ano, foram anunciados investimentos privados de R$ 38,43 bilhões distribuídos por diversas cadeias produtivas em Minas Gerais , gerando 37 mil empregos diretos e mais de 95 mil empregos indiretos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI).

Os números mostram que a economia mineira iniciou 2010 em franco processo de recuperação, superados os efeitos da crise financeira que abalou os mercados mundiais a partir de setembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário