quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Hélio Costa por Tom Cavalcante: 6 vídeos imperdíveis

Anastasia agradece e homenageia mineiros no último programa eleitoral

Ao longo de 19 programas, o governador apresentou as propostas que permitirão a continuidade dos avanços obtidos em Minas nos últimos oito anos



O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, encerrou nesta quarta-feira (29/09) sua participação na propaganda eleitoral gratuita, veiculada em rádio e TV, neste primeiro turno das eleições. Emocionado, Antonio Anastasia agradeceu a cada um dos mineiros que acompanharam a apresentação e o debate de ideias. O governador agradeceu também aos mineiros que, nas viagens realizadas às diversas regiões do Estado, participaram espontaneamente, demonstrando o reconhecimento pelas realizações do Governo de Minas nos últimos oito anos, confiantes de que o novo Plano de Governo permitirá avanços ainda maiores nas políticas públicas.

“Meu agradecimento mais especial a você que acompanhou as nossas propostas, que esteve conosco em algumas das caminhadas que fizemos por todo o nosso Estado. Agradeço a você, manifestando a minha felicidade de ser, também mineiro, porque encontrei em cada abraço, em cada estímulo a beleza e a grandeza da alma de Minas. É por tudo isso que coloco o meu nome, a minha história, meu coração à disposição dos mineiros. Obrigado, meus amigos. Obrigado, minhas amigas. Espero continuar merecendo a sua confiança para trabalhar nos próximos quatro anos com a mesma lealdade com que trabalhei em toda a minha vida”, afirmou o governador no programa eleitoral.

Anastasia fez uma homenagem especial a todos os mineiros que conheceu durante as gravações dos programas eleitorais, em várias regiões do Estado. É o caso de um casal de idosos de Itutinga que recebe remédios pelo programa Farmácia de Minas e de dois jovens de Uberlândia que participam do programa Fica Vivo!, de controle de homicídios. Essas pessoas ilustraram alguns programas que mostraram resultados positivos da política social iniciada pelo governador Aécio Neves, em 2003.

O governador ainda agradeceu aos artistas mineiros que, espontaneamente, gravaram o jingle “Somos Minas Gerais” e que garantiram à música “a dimensão de um hino em defesa da integridade, da ética e do nosso sonho chamado Minas”.

Ao final, o governador agradeceu também ao ex-presidente Itamar Franco e ao ex-governador Aécio Neves, que deram apoio incondicional ao seu nome, como o melhor candidato para conduzir o futuro de Minas Gerais.

“Fico-me honrado com a indicação e se esta for a vontade dos mineiros, não medirei esforços para corresponder a todas a expectativa que vem sendo depositada no meu nome. É por tudo isso que coloco o meu nome, a minha história, meu coração à disposição dos mineiros. Espero continuar merecendo a sua confiança para trabalhar nos próximos quatro anos com a mesma lealdade com que trabalhei em toda a minha vida. Por Minas, pelo Brasil. Que Deus nos ilumine”, concluiu o governador.

Aécio Neves
O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal pela Coligação “Somos Minas Gerais” e responsável por apresentar a todos os mineiros a candidatura de Antonio Anastasia, manifestou também no último programa eleitoral do governador a satisfação de ver nos eleitores mineiros o reconhecimento a Antonio Anastasia, como o candidato mais bem preparado para governar Minas Gerais.

“São milhões de mineiros que estão dando a sua resposta. Porque Antonio Anastasia é preparado, é digno, se interessa de verdade pelos problemas das pessoas. Porque ele representa a melhor tradição da política mineira: honestidade de princípios e lealdade à nossa gente”, disse Aécio Neves.

A participação de Antonio Anastasia no programa eleitoral gratuito teve início no dia 18 de agosto com a apresentação aos eleitores mineiros das propostas que permitirão dar continuidade aos avanços vividos em Minas Gerais. Em 19 programas, veiculados três vezes por semana, em blocos nas emissoras de rádio e TVs, o governador Antonio Anastasia levou aos mineiros as suas ideias, sua história de vida e mostrou o trabalho realizado nos últimos oito anos ao lado de Aécio Neves e que culminou na administração mais bem avaliada em todo o país.

Na propaganda eleitoral gratuita, o governador destacou os principais programas que fazem parte do seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. O principal objetivo é ampliar as ações de governo em todas as regiões do Estado. Mais do que apresentar os novos projetos, no entanto, o governador afirmou nesta quarta-feira que a maior contribuição do programa eleitoral gratuito foi encontrar “em cada abraço, em cada estímulo a beleza e a grandeza da alma de Minas”.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Anastasia aos eleitores: comparem propostas e julguem avanços de Minas

Em debate da Rede Globo, governador alerta eleitores sobre falsas promessas feitas às vésperas das eleições


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, pediu aos mineiros ainda indecisos sobre o voto para governador do Estado que aproveitem os últimos dias de campanha eleitoral para comparar as propostas dos candidatos e julgar tudo que foi feito nos últimos anos pelo Governo do Estado. Anastasia participou do debate promovido pela Rede Globo de Televisão, na noite desta terça-feira (28/09), quando mostrou com clareza seus compromissos para manter os avanços sociais e econômicos conquistados por Minas Gerais durante o seu governo e do ex-governador Aécio Neves.

“É o eleitor mineiro soberano, autônomo, com base na sua história e trajetória que de maneira livre vai decidir o nosso futuro. Compare as propostas, julgue o que fizemos ao longo dos últimos oito anos e tenho certeza que, lá dentro, você vai perceber que Minas avançou muito. E vai avançar mais ainda”, disse Anastasia.

O governador Antonio Anastasia também aproveitou o último debate antes das eleições do próximo domingo (03/10) para agradecer o imenso apoio que ele e seus candidatos ao Senado, Aécio Neves e Itamar Franco, vêm recebendo dos mineiros. Mesmo na liderança em todas as pesquisas eleitorais, Anastasia voltou a pedir o voto dos mineiros pela sua reeleição.

“Quero agradecer a você que me recebeu na sua cidade de maneira tão carinhosa e amiga. Juntamente com Aécio e Itamar Franco corremos toda Minas, mostrando as nossas ideias, as nossas propostas, o que fizemos. O nosso estímulo, agora, nessa candidatura à reeleição, é continuar avançando, continuar fazendo por Minas Gerais aquilo que sentimos que é a grande necessidade. É o avanço fundamental nas diversas políticas sociais, econômicas e de infraestrutura. Por isso mesmo, peço seu voto, seu voto de confiança para Minas e pelo Brasil”, disse Anastasia.

Avanços conquistados
Durante o debate, o governador mostrou ser o candidato mais preparado para colocar em prática propostas e programas com o objetivo de acelerar o crescimento econômico e as melhorias sociais do Estado. Nestes últimos anos, durante os governos de Anastasia e Aécio, Minas Gerais apresentou crescimentos na geração de emprego, no Produto Interno Bruto (PIB) e nas exportações acima da média nacional. A redução da mortalidade infantil, da desnutrição infantil e da pobreza em Minas também foi maior do que no restante do país.

“Isso demonstra que estamos no caminho certo. Não podemos retroceder, não podemos voltar para trás. Temos que continuar avançando e, por isso mesmo, nesse avanço é que estamos apresentando essas novas ideias, sabendo que muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer. Por isso, eu espero sempre a confiança dos mineiros para continuar a bela obra realizada em Minas pelo governador Aécio Neves e por toda a nossa equipe”, afirmou Anastasia.

Falsas promessas e má fé
O governador também alertou sobre a tentativa de outros candidatos de lançarem falsas promessas na tentativa de iludir o eleitorado mineiro. Anastasia também lamentou a postura de candidatos que se utilizam da má fé para desrespeitar o que foi feito pelo Governo do Estado nos últimos anos.

“As candidaturas não podem querer destruir, porque só podemos pensar na boa política se percebermos o avanço positivo e não criticando, destruindo, porque a crítica demasiada, ela desqualifica quem o faz, ela torna, na verdade, a inverdade uma realidade. É desconhecimento misturado com a má fé de tentar iludir as pessoas nesse momento eleitoral. Mas eu confio nos mineiros, porque eles conhecem a verdade e sabem o que foi feito”, afirmou.

Competência comprovada
O governador Antonio Anastasia relembrou que o seu governo e de Aécio Neves demonstraram, nos últimos anos, competência na gestão dos recursos, de programas sociais e nas obras públicas. Segundo ele, isso credencia o Governo do Estado a propor alternativas ao governo federal para tirar do papel obras paralisadas, como a duplicação da BR-381, a recuperação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e a retomada do metrô da capital, todas de responsabilidade exclusiva da União.

“Temos aqui a responsabilidade de todos os mineiros, da bancada federal, do governador do Estado, de apresentarmos as propostas e as alternativas. No caso do Anel Rodoviário, por exemplo, houve um problema recente na licitação, por parte do DNIT. Imediatamente, como governador de Minas, fiz contato com o ministro dos Transportes, oferecendo que o Estado possa fazer a licitação. Porque mostramos competência, fizemos a Linha Verde, a Cristiano Machado, a Antônio Carlos, o Boulevard Arrudas, tudo de acordo com as melhores técnicas e em pouco tempo. Então, temos condições de fazê-lo”, explicou Anastasia.

Novas propostas para as estradas
Em relação à BR-381, conhecida como a “rodovia da morte”, de responsabilidade do governo federal, o governador afirmou que continuará cobrando a sua duplicação, mas já colocou em seu Plano de Governo propostas alternativas.

“Lamentavelmente, o governo federal ainda não conseguiu apresentar o modelo adequado. A licença ambiental, por exemplo, foi concedida pelo Estado há três anos e estamos ainda aguardando o início das obras. Coloquei em meu plano de governo, inclusive, a possibilidade de termos estradas estaduais alternativas, enquanto essa obra federal não se realiza”, ressaltou.

Anastasia também fez um balanço das obras do Estado nas rodovias mineiras e apresentou propostas para melhorar ainda mais a qualidade da malha viária sob responsabilidade do Governo de Minas.

“Temos estradas federais e estaduais. Nas estaduais, ao longo dos últimos anos, com o governador Aécio Neves e, agora comigo, fizemos uma verdadeira revolução. Fizemos o Proacesso, que levou pavimentação a 200 municípios que não tinham ainda ligação por asfalto. E fizemos o Pro-MG, para a recuperação das estradas estaduais em toda Minas. Ao mesmo tempo, estamos preparando agora o Caminhos de Minas, para interligar todo o Estado”, ressaltou.

Avanços sociais
Durante o debate, Anastasia também aproveitou para apresentar suas propostas nas áreas sociais e apontar os avanços conquistados nos últimos anos. Segundo ele, melhorar os indicadores da saúde, educação, segurança e saneamento será o grande desafio para os próximos quatro anos.

“Esse é o grande desafio. Agora, é bom lembrar que tudo isso se fez sob a égide do social, o social verdadeiro, o social que apresenta resultados, com ousadia, com metas, com programa bastante efetivo. E não o social do discurso, que aparece agora na hora da campanha”, afirmou.

O governador destacou que nos últimos anos o Estado aumentou em 700% os recursos alocados na saúde. Ele lembrou que este aumento de investimento possibilitou a reforma de 130 hospitais regionais, o aumento na distribuição gratuita de remédios, a construção de unidades básicas de saúde e resultados como a redução da mortalidade infantil em 22%.

“Vamos continuar evoluindo bastante. A saúde é prioridade máxima do nosso governo. Foi de Aécio, é minha e será minha também no próximo mandato. Sabemos que podemos e vamos continuar avançando. O nosso processo de descentralização já avançou demais. Vamos continuar fazendo as parcerias com as prefeituras, construindo os hospitais regionais e municipais, que vão atender de maneira muito efetiva a população, para permitir que as pessoas tenham a saúde mais próxima de sua casa”, propôs.

Geração de empregos
Anastasia voltou a defender a geração de empregos de qualidade como a melhor forma de conquistar avanços sociais. Segundo ele, durante o seu governo e de Aécio Neves, o primeiro passo foi feito: dotar Minas Gerais de “infraestrutura social”.

“Temos que gerar uma infraestrutura social, econômica e física. Estradas, aeroportos, toda estrutura necessária de saneamento, de habitação. Melhorar as escolas, a saúde, a segurança. O que já estamos fazendo. Os resultados estão aí e os mineiros acompanham e aplaudem o que foi feito no governo Aécio e, agora, no meu governo. Ou seja, criamos um ambiente propício e, agora, vamos dar um passo avante”, detalhou.

Segundo Anastasia, para os próximos quatro anos, seu Plano de Governo propõe o segundo passo: a atração de empresas que gerem empregos de qualidade e explorem as vocações econômicas específicas de cada região de Minas.

“Vamos estimular a vinda de novas empresas através de uma legislação específica de incentivo. É um processo e isso vai levar ao que é mais importante e que deve ser sempre a obsessão dos governos, a geração de empregos de qualidade. Esse é o papel fundamental do governo em parceria com a sociedade, com os empresários. Vamos continuar nesse mesmo caminho, porque Minas vai bem e melhorará ainda mais”, afirmou Anastasia.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Anastasia vai a cidades do interior de MG nos últimos dias da campanha

Governador quer levar suas propostas do Plano de Governo para os eleitores que ainda estão indecisos


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visita nesta quarta-feira (29/09) o Sul de Minas, dando continuidade à intensa agenda de viagens que os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” irão cumprir até o final desta semana. O governador desembarca no início da manhã no município de São Sebastião do Paraíso e depois segue para Ouro Fino, Paraisópolis, São Gonçalo do Sapucaí e Varginha.

A menos de uma semana para as eleições, o governador Anastasia manterá o diálogo com os eleitores do Estado, apresentando os compromissos do seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. O contato com a população foi determinante para que o governador assumisse a liderança nas pesquisas sobre a sucessão em Minas Gerais. Desde a semana passada, todas as pesquisas eleitorais divulgadas mostram que Antonio Anastasia é o preferido dos mineiros para governar o Estado a partir de 2011.

“Vamos continuar no mesmo esforço, com muita humildade, com muito pé no chão, com muita realidade, conversando com as pessoas, com as famílias, com as lideranças, levando nossas propostas, nossos programas de governo. Esse é nosso objetivo nessa fase, apresentar mais ainda nossas propostas e, é claro, contar agora com as nossas lideranças, com a nossa militância, com os candidatos a deputado federal e estadual e a última semana de propaganda eleitoral para mostrar aos indecisos que, de fato, a nossa proposta é a melhor para dar continuidade ao governo de Aécio Neves”, afirmou o governador em entrevista.

Debate
Hoje à noite, Antonio Anastasia participa de mais um debate promovido pelas emissoras de TV entre os candidatos ao Governo de Minas. O debate da Rede Globo, logo depois da novela das 21 horas, será transmitido ao vivo para todo o Estado e será o último debate na TV durante a campanha eleitoral. Antonio Anastasia participou de todos os debates nesta campanha por acreditar ser mais um espaço fundamental para levar suas propostas e ideias aos eleitores.

“A expectativa é muito boa. Participei de todos os debates. Acho que a participação em debates é muito importante, pois permite aos eleitores, especialmente aos indecisos, que conheçam melhores os candidatos, suas propostas. Vamos apresentar ideias, propostas, debates de alto nível. Exatamente com este propósito: esclarecer aos eleitores”, disse Anastasia.

Pesquisas
A nova pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada ontem, mostrou que Anastasia ampliou para 13 pontos a vantagem em relação ao segundo colocado. Os números mostram que o governador tinha 42% das intenções de voto na pesquisa anterior, divulgada terça-feira, e, agora, está com 46%. Um crescimento de quatro pontos em menos de uma semana. Já o candidato Hélio Calixto Costa, do PMDB, continua caindo. Ele passou de 34% para 33%. Segundo o Ibope, Antonio Anastasia seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.

A pesquisa mostrou que, nos últimos dois meses, o reconhecimento de Antonio Anastasia como o candidato mais preparado para governar o Estado nos próximos quatro anos foi crescente. Enquanto o candidato do PMDB permaneceu em queda, Antonio Anastasia cresceu 25 pontos desde o final de julho, segundo o Ibope.

Além do Ibope, as últimas pesquisas dos institutos Datafolha, Vox Populi, EM Data, Data Tempo/CP2 e Nexus confirmam a liderança de Antonio Anastasia para as eleições ao Governo de Minas.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Anastasia: "liderança nas pesquisas não altera o ritmo da campanha"‏

Ao chegar ao Alto Paranaíba, governador diz que continuará debatendo propostas do Plano de Governo para os próximos quatro anos



O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais, reiterou nesta segunda-feira (27/09) que os resultados na nova pesquisa Ibope, que mostram sua liderança ampliada na preferência dos eleitores mineiros, não irão alterar o ritmo dessa reta final da campanha até as eleições no próximo domingo. Em Patos de Minas (Alto Paranaíba), Antonio Anastasia afirmou que, ao longo desta semana, continuará viajando pelo Estado, levando as propostas de governo para os próximos quatros anos. Nesta manhã, ele também esteve em Patrocínio.

“Não há dúvidas de que a pesquisa me da uma frente confortável, mas isso nos deixa mais responsáveis e mais entusiasmados para continuarmos trabalhando da mesma forma, com o mesmo empenho. Vamos continuar com o mesmo esforço, como se fosse o primeiro dia de campanha”, afirmou Antonio Anastasia.

O governador destacou ainda que pretende aproveitar o último debate, que será realizado na noite desta terça-feira (28/09), pela Rede Globo Minas, para discutir e apresentar alguns dos 365 compromissos firmados com os mineiros por meio de seu Plano de Governo.

“A participação em debate é muito importante, pois permite aos eleitores, especialmente aos indecisos, que conheçam melhor os candidatos. Vamos apresentar ideias, propostas em debates de alto nível, exatamente com o propósito de esclarecer aos eleitores”, disse o governador.

Reconhecimento
O reconhecimento da população e dos prefeitos pelas realizações do governo Aécio-Anastasia foi comprovada, nesta manhã, durante visita feita pelo governador a Patrocínio. Ao chegar à cidade, Antonio Anastasia foi recebido por diversas lideranças municipais da região, que foram manifestar apoio à reeleição do governador.

Ao sair do aeroporto, ao som de uma batucada, Antonio Anastasia seguiu em carreata pela Avenida Rui Barbosa em direção ao Centro da cidade, que contou com a participação de pelo menos 50 veículos. Ao longo de todo o percurso, os eleitores saíam às portas das casas e do comércio local, acenando para o candidato.

“Ele é o melhor candidato para Minas e o que vai dar continuidade ao trabalho de Aécio Neves. Se Minas deu certo até agora, não pode parar. Tem aquele ditado antigo que em time que está ganhando não se mexe”, afirmou o estudante universitário Elvis Tony de Almeida.

De Patrocínio, Antonio Anastasia seguiu para Patos de Minas, onde se encontrou com o ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado Federal. Eles foram recebidos com entusiasmo pela população, prefeitos e diversas lideranças políticas do Alto Paranaíba e do Triângulo. Do aeroporto, os dois seguiram em comboio até o centro da cidade, onde passaram para carro aberto e participaram de carreata, acompanhados por mais de 80 veículos.

A universitária Jussara Machado comemorou o resultado das pesquisas, que mostram a liderança de Anastasia. "As pessoas não querem andar para trás. Querem a continuidade de um governo sério e responsável. E esse desejo já aparece nas pesquisas. Ele será eleito no primeiro turno", comemorou.

O empresário Márcio Ferreira também comentou os resultados do último levantamento. "Não teria como ser diferente. O povo o reconhece e sabe que ele, como sucessor do Aécio, é o melhor para governar Minas", destacou.

Anastasia ainda fez um breve discurso, na Rua Ana de Oliveira, em frente ao Mercado Municipal, onde reiterou o compromisso de continuar trabalhando pelos mineiros. Ainda hoje, ao lado de Itamar Franco e Aécio Neves, o governador percorrerá os municípios de Coromandel, Araguari e Uberlândia.

Vantagem ampliada
A nova pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (27/09), mostra que Anastasia ampliou para 13 pontos a vantagem em relação ao segundo colocado. Os números mostram que o governador tinha 42% das intenções de voto na pesquisa anterior, divulgada terça-feira, e, agora, está com 46%. Um crescimento de quatro pontos em menos de uma semana. Já o candidato Hélio Calixto Costa, do PMDB, continua caindo. Ele passou de 34% para 33%. Segundo o Ibope, Antonio Anastasia seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.

A pesquisa mostra que, nos últimos dois meses, o reconhecimento de Antonio Anastasia como o candidato mais preparado para governar o Estado nos próximos quatro anos foi crescente. Enquanto o candidato do PMDB permaneceu em queda, Antonio Anastasia cresceu 25 pontos desde o final de julho, segundo o Ibope.

Além do Ibope, as últimas pesquisas dos institutos Datafolha, Vox Populi, EM Data, Data Tempo/CP2 e Nexus confirmam a liderança de Antonio Anastasia para as eleições ao Governo de Minas.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Anastasia reafirma compromisso de regionalizar atendimento à Saúde

Governador afirma que Guanhães vai se transformar em polo de atendimento à toda a região


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, reafirmou na manhã desta sexta-feira (24/09), em Guanhães (Vale do Rio Doce), que uma das maiores prioridades de seu Plano de Governo será a descentralização da Saúde, de forma a aproximar a população aos serviços de saúde. Além de Guanhães, o governador visitou a cidade de Capelinha (Vale do Jequitinhonha), ao lado dos candidatos ao Senado pela Coligação “Somos Minas Gerais”, Aécio Neves e Itamar Franco, e o candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho.

Durante entrevista em Guanhães, Antonio Anastasia afirmou que o esforço do Governo do Estado será descentralizar o atendimento a partir da construção de hospitais regionais ou ampliação dos já existentes. O objetivo é que a população possa ter acesso facilitado ao atendimento de alta complexidade. Assim, os moradores não precisarão buscar esse tipo de serviço em cidades maiores ou na capital.

“Não há dúvida que essa estrutura também vai fortalecer os consórcios de saúde, melhorando o hospital e fazendo não só com que a saúde de Guanhães melhore, mas também de toda essa região do Vale do Rio Doce. Esse vai ser o nosso esforço maior. A nossa política de saúde é descentralização, tornar a saúde mais próxima do cidadão”, disse Anastasia.

O governador afirmou, também, que o grande desafio para os próximos quatro anos é criar polos regionais de saúde, com a instalação de gerências administrativas para coordenar todo o sistema de atendimento na região.

“A nossa ideia é instalar aqui uma unidade regional da secretaria de saúde, para transformar a cidade em um polo regional de atendimento, já que a saúde é a prioridade absoluta de nosso governo”, disse o governador.

Hospital regional
Uma das principais demandas de Guanhães é a instalação de um hospital regional mais próximo, já que boa parte do atendimento de maior complexidade é realizado em Itabira. Desde 2003, o Governo de Minas Gerais investiu R$ 5,6 milhões na área da Saúde, em Guanhães. Do total, R$ 2,7 milhões foram aplicados no Hospital Imaculada Conceição, por meio do ProHosp, programa criado para tornar os serviços hospitalares mais eficientes e com melhor qualidade para o cidadão.

Além disso, foram destinados recursos para a melhoria da atenção básica, compra de instrumentos e custeio de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e agentes comunitários.

União dos prefeitos
Em Guanhães, o governador Antonio Anastasia foi recebido com uma festa animada. Ao lado do ex-presidente e candidato ao Senado, Itamar Franco, e do candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Anastasia foi recebido por cerca de 20 prefeitos da região, incluindo o prefeito da cidade, Oswaldo de Castro (DEM). Ele destacou as mudanças ocorridas na região nos últimos oito anos com a gestão de Aécio Neves e Antonio Anastasia.

“O que estamos olhando é essa força, essa união de prefeitos em prol da candidatura Anastasia e Aécio Neves. Nossa região era esquecida. Desde 2003, tivemos o apoio do governador Aécio e quando Anastasia assumiu, deu continuidade a esse trabalho de ajuda ao nosso município. Acreditamos que, de agora para frente, esse apoio que o governador nos deu vai continuar”, declarou o prefeito.

Os candidatos saíram do aeroporto em uma carreata até o centro da cidade, que contou com aproximadamente 200 carros. Durante o trajeto, eleitores seguravam bandeiras e faixas de apoio às candidaturas da coligação “Somos Minas Gerais”. Um foguetório e buzinaço anunciaram a passagem dos candidatos pelas ruas da cidade. Anastasia, Itamar e Alberto pararam na padaria e lanchonete Skinão JK para fazer um lanche e iniciaram uma caminhada junto aos eleitores.

A funcionária pública Simone Brás disse que no dia 3 de outubro irá votar pela continuidade ao escolher Antonio Anastasia para governador. “Ele fez demais, ele reajustou o salário. Ele tem que ganhar para o governo do Aécio continuar. O Aécio foi muito bom para nós. E junto dele estava Anastasia. Agora, nada melhor do que o Anastasia”, afirmou.

O prefeito de Divinolândia de Minas, Armstrong Cunha (PPS), foi a Guanhães declarar seu apoio à reeleição de Antonio Anastasia e destacou as ações desenvolvidas pelo governador.

“O governador Anastasia está fazendo por Divinolândia aquilo que jamais foi feito. É um governador consciente, que tem feito com que o povo continue no interior, com uma boa qualidade de vida, melhor que em muitas cidades maiores. Divinolândia é muito grata ao governador Anastasia, ao Aécio e ao Itamar”, afirmou.

Capelinha
De Guanhães, o governador Antonio Anastasia seguiu para Capelinha (Vale do Jequitinhonha), onde se juntou ao ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal. Os candidatos foram recebidos pelo prefeito Pedro Vieira da Silva (PSDB), além de lideranças políticas da região, e seguiram para o centro da cidade, em uma carreata que chegou a dois quilômetros de extensão, formada por mais de 200 carros.

Durante todo o percurso, que foi iniciado na avenida Rio Branco e seguiu até a rua Governador Valadares, Anastasia, Aécio, Itamar e Alberto, os moradores da cidade paravam, acenavam para os candidatos, seguravam bandeiras, em um clima de muita festa.

Na reta final de campanha, o ex-governador Aécio Neves aproveitou para agradecer à população de Capelinha pela receptividade e destacou as parcerias firmadas com cada um dos municípios mineiros, durante os últimos oito anos de governo, que garantiram ao Estado avanços na geração de empregos, na melhoria de indicadores sociais.

“Minas Gerais tem a administração pública mais respeitada do Brasil, é o Estado que hoje mais gera empregos e que mais avança em seus indicadores sociais, mas para que isso tudo avance ainda mais, é fundamental eleger Antonio Anastasia governador”, afirmou.

Plano de Governo do governador Antonio Anastasia
Propostas e ações para a Saúde no período de 2011 a 2014


Universalização e melhoria da qualidade da atenção primária

• Ampliar o número de equipes do Programa Saúde da Família, de 4.039 para 4.663, principalmente por meio do estímulo à criação e manutenção de equipes de PSF em grandes aglomerados urbanos;

• Repassar recursos para a construção ou reforma de Unidades Básicas de Saúde em 560 municípios;

• Universalizar o Programa de Educação Permanente para todas as regiões do Estado.

Fortalecimento dos Hospitais Regionais

• Construir novos Hospitais Regionais e expansão do Pro-Hosp, consolidando 200 hospitais em todas as regiões do Estado;

• Ampliar o valor aplicado em cada hospital;

• Apoiar ações direcionadas ao funcionamento de leitos intermediários para suporte aos leitos de UTI, maternidades e unidades de urgência e emergência;

Redes de atenção à saúde

• Criar 65 Centros de Atenção Especializada por todo o Estado;

• Implantar e financiar Centros Viva Vida para o atendimento da população de mais 27 microrregiões de saúde e mais oito Casas de Apoio à Gestante reduzir a mortalidade infantil em Minas Gerais. Duzentos novos leitos de UTI neonatal serão implantados;

• Expandir a Rede de Atenção a Urgência e Emergência para todo o Estado. Serão mais 11 macrorregiões de saúde com organização dos serviços de atendimento à urgência e emergência, com implantação e custeio do Samu macrorregional;

• Implantar mais 20 Centros Hiperdia (Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos), que se somarão aos 10 implantados até 2010, para reduzir fatores de risco e a mortalidade pela hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e doença renal crônica;

• Criar mais 10 Centros Mais Vida, abrangendo todas as macrorregiões do Estado. Além dos Centros, visando à melhoria da qualidade no atendimento à pessoa idosa, será criado um programa de incentivo às Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) por meio de um prêmio a ser distribuído anualmente.

Estruturação logística do SUS

• Implantar o Sistema Estadual de Transporte em Saúde em mais 52 microrregiões, para garantir que os pacientes que necessitam de deslocamento para atendimento nos hospitais e centros de atenção especializados regionais tenham acesso com conforto e com um baixo custo para os municípios;

• Substituir a frota de veículos (150 micro-ônibus) nas regiões onde o sistema já está em funcionamento;

• Expandir a rede de apoio da assistência farmacêutica, através do Programa Farmácia de Minas, com a instalação de novas unidades de atendimento em 453 municípios,

• Implantar o Serviço de Registro Eletrônico em Saúde – Cartão Saúde – para integração das Redes de Atenção à Saúde do Estado. Todo cidadão poderá ser identificado em todas as unidades de saúde, de forma rápida e segura, por meio da utilização de moderna tecnologia da informação;

• Diminuir a necessidade de deslocamentos para atendimento especializado, através do Tele Minas Saúde;

• Ampliar o Canal Minas Saúde de 4.500 para 11.000 pontos, abrangendo todas as Unidades da Atenção Primária à Saúde instaladas nos os municípios do Estado e nas demais unidades do sistema.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Anastasia amplia liderança na disputa em Minas, diz Datafolha

Aécio e Itamar estão à frente na disputa pelas duas vagas ao Senado


Nova pesquisa Datafolha divulgada, na noite desta quinta-feira (23/09), pela Rede Globo, mostra que o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, ampliou a vantagem na liderança das intenções de voto em Minas. Na pesquisa divulgada na última sexta-feira, o governador tinha 40% e, agora, está com 42%. O candidato do PMDB, Hélio Costa, permaneceu com 37%. A diferença entre os dois candidatos que era de três passou para cinco pontos percentuais.

A pesquisa também mostra que o governador seria reeleito no primeiro turno. Considerando apenas os votos válidos, Anastasia tem 51% das intenções contra 44% de Hélio Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Os números do Datafolha mostram que o crescimento da candidatura de Antonio Anastasia é consistente. Em dois meses de campanha, o governador cresceu 24 pontos percentuais. O candidato do PMDB apresenta uma situação oposta. Ele caiu sete pontos no mesmo período. Em caso de eventual segundo turno, o governador Antonio Anastasia também seria reeleito, segundo o Datafolha. Ele tem 47% das intenções de voto, contra 42% do outro candidato.

A liderança de Antonio Anastasia na disputa pelo Governo de Minas Já foi confirmada por cinco institutos de pesquisas, que também apontam tendência de crescimento das intenções de voto. Além do Datafolha, Ibope, EM Data, DataTempo/CP2 e Nexus também divulgaram pesquisas nesta semana mostrando que o governador é o preferido dos eleitores mineiros.

Senado
O Datafolha também confirmou a liderança de Aécio Neves e Itamar Franco na disputa para o Senado. Aécio tem a preferência de 67% dos eleitores mineiros e Itamar Franco está com 43%, enquanto o terceiro colocado está com 32%. Neste ano, os eleitores irão eleger dois senadores.

Considerando os votos válidos, Aécio está com 44% dos votos e Itamar 28%. O terceiro colocado com 21%. A nova pesquisa Datafolha ouviu 1.974 eleitores nos dias 21 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 73.576/2010.

Anastasia demonstra em debate ser o mais preparado para governar Minas

Em Debate da Rede TV, governador se compromete a continuar os avanços que trouxeram resultados acima da média nacional para o Estado


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, participou, na noite desta quarta-feira (22/09), de mais um debate entre os candidatos ao Governo do Estado, e demonstrou ser o candidato mais preparado para conduzir o futuro de Minas. No debate promovido pela RedeTV! e pelo Jornal Folha de S. Paulo, o governador foi o candidato que apresentou propostas concretas e realistas para continuar os avanços sociais e econômicos iniciados no governo de Aécio Neves que mantém resultados acima da média nacional.

“O importante é a pessoa distinguir o que é uma crítica construtiva daquela crítica destrutiva, daquela crítica demagógica, que não leva a lugar nenhum. Uma campanha se faz não para destruir, mas para construir soluções, apresentar alternativas. E o nosso governo, ao longo desses últimos oito anos, com Aécio Neves e comigo, foi um governo criativo. Avançamos muito. Eu sou o primeiro a reconhecer que não fizemos tudo, nenhum governo tem condições de fazê-lo, mas avançamos em todas as áreas, e vamos continuar nessa mesma toada, nessa mesma linha”, disse o governador, em entrevista, após o debate.

Antonio Anastasia também reafirmou o seu compromisso com a manutenção dos programas inovadores do Governo de Minas e considerou que os debates são fundamentais para que os eleitores mineiros possam conhecer os candidatos e avaliar suas propostas.

“O debate é muito importante porque ele esclarece os eleitores. Eles veem os candidatos, vão conhecendo. Eu tenho participado de todos. Agora, vamos continuar trabalhando, através da propaganda eleitoral, através especialmente, também, das visitas ao interior. Do volume da campanha através dos nossos candidatos a deputado federal e estadual, através também dos nossos líderes municipais, que vão levando o nosso nome, as nossas propostas”, afirmou o governador.

Estradas
O governador aproveitou o debate para apresentar alguns dos 365 compromissos de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. Entre eles, as propostas para o setor de logística e transporte. Anastasia destacou que pretende manter o Proacesso, que levou asfalto a mais de 200 municípios mineiros, que não tinham ligação asfáltica. Da mesma forma, o Pro-MG, que priorizou a recuperação das estradas estaduais.

Para o governador, porém, uma das maiores preocupações do eleitor mineiro é quanto à demora na duplicação da BR-381, de responsabilidade do governo federal. Considerada a “rodovia da morte”, a estrada registra, em média, 8 mil acidentes todos os anos, matando cerca de 500 pessoas.

“Empreendemos programas revolucionários para as rodovias estaduais como o Proacesso e o Pro-MG. Lamentavelmente, a maioria das estradas federais está em situação muito ruim. A pior é a BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, conhecida também como a Estrada da Morte. Temos que fazer um esforço cada vez maior para que o governo federal consiga fazer a duplicação, que é um compromisso”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia reafirmou também a necessidade de boa gestão na administração pública para a concretização de projetos não apenas da duplicação da BR-381, como também do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. De acordo com o governador, a Cide, imposto cobrado sobre os combustíveis foi criada para cobrir investimentos nas reformas de estradas, de competência do governo federal.

“As grandes obras têm três etapas: primeiro a vontade, depois o recurso, e depois a competência ou a eficiência para fazê-lo. Notamos que pode haver a vontade, pode haver os recursos, mas não há eficiência. O governo do Estado já manifestou à União a transferência da obra do Anel Rodoviário para o Estado. É fundamental que haja boa gestão na administração pública para gastar bem e apresentar resultados ao povo mineiro”.

Minas Logística
Durante o debate, o governador Antonio Anastasia afirmou que o Plano de Governo para os próximos quatro anos prevê ainda a criação do programa Minas Logística, que envolve investimentos não apenas em estradas, como em ferrovias, hidrovias e aeroportos. O principal objetivo é garantir que o Estado aproveite a posição geográfica estratégica no país e garanta ganhos de competitividade com o escoamento da produção.

“Em nosso Plano de Governo temos uma proposta transformar Minas em Minas logística, o que significa investimentos não só nas estradas, mas também nas ferrovias, nas hidrovias e também nos aeroportos para permitir que Minas Gerais aproveite a sua posição geográfica especial, agregando valor aos nossos produtos e gerando empregos de qualidade para os mineiros, que é nossa maior obsessão e nosso maior esforço”, disse Antonio Anastasia.

O programa Minas Logística também propõe a retomada da participação das ferrovias na matriz de transporte do Estado. O objetivo é negociar a extensão dos trechos junto à iniciativa privada e às concessionárias federais. Ele citou como exemplo, a inauguração do ramal de Pirapora, pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que foi viabilizado graças à participação do governo do Estado.

“As ferrovias perderam muito espaço nós temos que recuperá-las. Eu participei da inauguração do ramal de Pirapora, que leva a soja daquela grande região do Noroeste de Minas e do Alto Paranaíba para exportação. Estamos com a previsão de extensão de extensão desse ramal até Unaí, mas sabemos da necessidade de aumentar a nossa rede ferroviária em Minas Gerais. Isso se dará de forma efetiva junto com a iniciativa privada e aos concessionários federais. O objetivo é criar uma alternativa para o transporte carga”.

Além disso, Antonio Anastasia apontou que as hidrovias também poderão complementar o modal de transporte e criar uma alternativa de transporte mais barata e segura para o transporte de produtos.

Transposição do Rio São Francisco
O governador aproveitou o debate para mais uma vez reafirmar o seu compromisso com a revitalização do Rio São Francisco e manifestar sua posição contrária ao projeto de transposição do governo federal. Antonio Anastasia garantiu que o Governo de Minas poderá recorrer à Justiça, se for necessário, para evitar que terras em Minas sejam inundadas.

“O Estado já negou o pedido do governo federal para fazer cinco grandes barragens em Minas Gerais, que serviriam para represar as águas para equilibrar a vazão de Sobradinho, na Bahia. Vamos à justiça se for o caso, para não permitir que terras mineiras férteis sejam inundadas para permitir essa vazão, nós precisamos dessa irrigação para as populações ribeirinhas”, disse ele.

A atenção às populações ribeirinhas, conforme destacou Antonio Anastasia, já conta com o Programa de Convivência com a Seca, que propõe a criação de pequenas barragens ou barraginhas, destinadas ao acúmulo de água para abastecer a população.

“Temos um programa estruturador no governo do Estado chamado de Programa de Convivência com a Seca, que propõe a criação de pequenas barragens, chamadas de barraginhas, para acumular a água que serve para o abastecimento da população, executado pela Unimontes. Ao mesmo tempo estamos instalando uma grande rede de abastecimento da água nas regiões mais secas, quer através da Copanor, subsidiária da Copasa, quer através da Emater, uma empresa de assistência do Estado”, disse Antonio Anastasia.

Empregos de Qualidade
Antonio Anastasia destacou durante o debate que o grande esforço que vem sendo empreendido pelo governo de Minas Gerais é a geração de empregos de qualidade para a população. Um dos principais pilares propostos no Plano de Governo é estimular a criação de um ambiente de negócios favorável para a atração de empresas e enfrentar o grande desafio que é a diversificação da economia de Minas Gerais.

“Nós temos um grande esforço em Minas para gerar empregos de qualidade. Devemos estimular, por meio de um ambiente de negócios favorável, a atração de empresas para Minas Gerais, expandindo as atuais, nos mais diversos segmentos. O grande desafio da economia mineira é diversificar. Vamos continuar investindo nos segmentos que mais empregam e, ao mesmo tempo, atrair para o Estado novos investimentos. Para isso vamos investir muito na logística, que hoje é fundamental para sustentar a prosperidade e o desenvolvimento econômico”, afirmou o governador.

O governador reiterou que nos últimos oito anos o governo do Estado aplicou recursos para melhorar a infraestrutura necessária para atender a este objetivo.

“O governo do Estado, ao longo dos últimos anos, preparou a casa para esse salto para o desenvolvimento. Estamos muito confiantes que o futuro de Minas, cada vez, mais é extremamente promissor”, concluiu Antonio Anastasia.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Liderança nas pesquisas estimulam viagens por Minas, diz Anastasia

Para Aécio Neves, é o momento dos candidatos, prefeitos e lideranças regionais “colocarem o pé no acelerador” e trabalharem firmes pela reeleição de Anastasia


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou que os resultados das pesquisas EM Data e DataTempo/CP2, divulgadas nesta quarta-feira (22/09), que o colocam na liderança das preferências dos votos dos mineiros, lhe dão ânimo para continuar percorrendo Minas Gerais, levando as suas propostas e pedindo o voto para as eleições do dia 3 de outubro. Anastasia também afirmou que continuará participando de todos os debates entre os candidatos ao Governo de Minas para apresentar as propostas de seu Plano de Governo.

O EM Data aponta que Anastasia lidera com 40% das intenções. Já o DataTempo/CP2 mostra que ele também está à frente nas pesquisas com 39,6% da preferência dos eleitores mineiros. Os números comprovam a consolidação do crescimento da candidatura de Antonio Anastasia já apontada pelos institutos Ibope e Datafolha.

“Fico muito satisfeito, feliz, porque sinaliza de fato um crescimento contínuo nas pesquisas. Em todas as pesquisas publicadas já estamos na frente, mas sempre com muita humildade, tranquilidade, vamos continuar trabalhando da mesma forma. O importante não é a pesquisa, o importante é ganhar a eleição no dia 3 de outubro. A pesquisa nos dá mais fibra, mais ânimo. Vamos continuar, com muita serenidade, equilíbrio e tranquilidade, trabalhando da mesma forma como estávamos no primeiro dia, desde quando estávamos atrás, trabalhando para ganhar as eleições”, disse Anastasia, em entrevista, após receber o apoio de empresários ligados ao setor de frigoríficos.

O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, também disse que os resultados das pesquisas servem de incentivo para todos os candidatos da Coligação “Somos Minas Gerais”, os prefeitos, lideranças regionais se engajarem ainda mais na campanha pela reeleição de Antonio Anastasia.

“Daqui por diante, é pé no acelerador, conversar com as pessoas e dizer o que tenho dito em todas as partes de Minas, inclusive na televisão: quem decide o destino dos mineiros somos nós. E o Anastasia é uma candidatura nascida em Minas, construída em Minas e que vai defender, não interesses externos a Minas. Anastasia vai defender os interesses de Minas, assim como eu e Itamar Franco no Senado”, afirmou Aécio Neves.

Presença em debates
O governador Antonio Anastasia também confirmou sua presença em todos os debates entre candidatos ao Governo de Minas promovidos pelas emissoras de TV. Na noite de hoje, às 22 horas, ele participa do debate promovido pela Rede TV e pelo jornal Folha de S. Paulo.

“Será o terceiro debate em poucos dias. Isso é muito bom, porque cada vez mais os eleitores vão conhecendo melhor os candidatos, as suas propostas, o seu perfil. O debate é o instrumento fundamental da cidadania e da democracia. Então, é um momento, mais uma vez, muito bom, vamos ter outros debates, ainda, até o dia 3 de outubro, vamos participar de todos, de maneira sempre tranquila e serena”, afirmou Anastasia.

Lideranças nas pesquisas
Os novos números do EM Data mostram que Anastasia cresceu oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior divulgada no final de agosto, passando de 32% para 40% das intenções de voto. Já o seu principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB, teve uma situação oposta e caiu de 39% para 33%. A diferença entre Antonio Anastasia e Hélio Costa é de sete pontos percentuais. O número de eleitores que ainda não decidiram o seu voto representa 16%.

O EM Data também aponta que, ao excluir os votos brancos e nulos, Antonio Anastasia tem 52% dos votos válidos e seria reeleito no primeiro turno das eleições. O Instituto EM Data ouviu 1.100 eleitores de 51 cidades mineiras. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 73.763/2010.

DataTempo
A medição feita pelo instituto DataTempo/CP2 também mostra que Antonio Anastasia ultrapassou o candidato Hélio Calixto Costa e lidera as intenções de voto no Estado. Enquanto o governador cresceu quatro pontos e passou de 35,8% para 39,6%, o candidato do PMDB caiu três pontos ficou com 35,4%. No caso de um eventual segundo turno, Antonio Anastasia também seria o vencedor das eleições com 40,5% das intenções. O número de indecisos é de 17,5%, segundo o DataTempo/CP2.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de setembro. Foram feitas 2.062 entrevistas. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 31.334/2010.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Anastasia cresce e mantém a liderança na disputa, diz Ibope

A 12 dias das eleições de 3 de outubro, Anastasia está com 42% das intenções de voto contra 34% do adversário


A nova pesquisa Ibope divulgada, na noite desta terça-feira (21/09), pela Rede Globo, mostra que o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, mantém a liderança na disputa e a tendência de crescimento da preferência dos eleitores mineiros. A 12 dias das eleições, Anastasia subiu para 42% das intenções de voto na disputa para o Governo de Minas. De acordo com os dados do Ibope, em menos de dois meses, o governador subiu 15 pontos percentuais nas pesquisas.

O seu principal adversário, Hélio Costa, ficou com 34%. A diferença entre os dois candidatos é de 8 pontos percentuais. O número de eleitores que não decidiram o seu voto ainda representa 16% do eleitorado mineiro.

Os números da pesquisa também mostram que o governador seria o vencedor das eleições em um eventual segundo turno. Anastasia subiu para 40% das intenções de voto, enquanto o candidato do PMDB ficou com 34%.

Aécio e Itamar lideram no Senado
A nova pesquisa do Ibope também confirmou a liderança do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco na disputa pelas duas vagas para o Senado Federal. Os números mostram que 67% dos eleitores do Estado votarão em Aécio Neves.

O ex-presidente e ex-governador Itamar Franco também ficaria com uma das duas vagas ao Senado, segundo o Ibope. Ele tem 44% das intenções de voto. O candidato que aparece em terceiro lugar está com apenas 30%.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram ouvidos 2.002 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) com o número 73.370/2010.

Em debate, Anastasia relaciona avanços em Minas ao bom planejamento

Em debate da Record, governador pede que os mineiros aproveitem os últimos dias antes da eleição de 3 de outubro para conhecer as propostas de todos os candidatos


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, destacou no debate da Rede Record, realizado na noite desta segunda-feira (20/09), que os avanços sociais e econômicos registrados em Minas Gerais, acima da média nacional, foram possíveis em razão do bom planejamento das ações e da parceria do Estado com os municípios mineiros e com a sociedade civil organizada. Anastasia destacou que os bons resultados de Minas Gerais foram reconhecidos tanto pelo governo federal quanto por organismos de fomento internacional e, principalmente, pela própria população do Estado.

“O maior reconhecimento é dos mineiros que nos aplaudem. E a minha candidatura surge exatamente com esse objetivo: continuar com esses avanços, com esse trabalho começado com Aécio Neves. É uma candidatura nascida em Minas, de Minas e para Minas. E gostaria de dizer que esses resultados, que devemos compartilhar com todos, estão aí e todos os mineiros conhecem e são testemunhas. Tivemos resultados para as pessoas. Acredito, sinceramente, que isso faz a diferença. As pessoas sentirem que o governo olha para elas”, disse Antonio Anastasia.

O governador lembrou que governo federal, por meio do Ministério da Educação, colocou Minas Gerais em primeiro lugar no ranking da educação básica no Brasil no último ano. Da mesma forma, o Ministério do Trabalho, apontou o grande crescimento do número de carteiras assinadas no Estado e o Banco Mundial, que transformou o exemplo de administração pública dos governos Aécio Neves e Antonio Anastasia em modelo em gestão pública.

“Este é um projeto vitorioso, que vem recebendo reconhecimento de todos os mineiros em diversos setores. Fizemos o governo transformador, ético, ousado, corajoso e empreendedor. Um governo baseado no binômio: planejamento e parceria. Planejamento porque sabemos que é um passo após o outro, e parceria com o governo federal, com os governos municipais, inclusive com prefeituras que não nos apoiam, com a sociedade civil, com os empresários. E conseguimos em razão disso um grande reconhecimento”, afirmou.

Durante o debate, Anastasia pediu aos eleitores mineiros que analisem bem as propostas de todos os candidatos antes da eleição, no dia 3 de outubro. Ele destacou a importância dos mineiros saberem que, verdadeiramente, tem condições de conduzir Minas Gerais no caminho dos avanços sociais e da boa gestão dos recursos públicos. Anastasia tem comparecido a todos os debates promovidos pelas emissoras de TV e universidades por acreditar que a discussão de ideias é fundamental para o eleitor conhecer suas propostas.

“Peço a atenção de cada eleitor, porque é muito fácil falar. Fazer já não é tão fácil. Temos autoridade moral de quem realizou muito por Minas Gerais. Volto a dizer: ainda há muito a fazer. Sou candidato para continuar fazendo, avançando. Peço de maneira muito carinhosa e verdadeira o voto, mas mais do que o voto, eu ouso pedir a convicção, confirmando que o nosso nome é aquele que tem condições de levar Minas Gerais a um novo patamar. A um patamar de desenvolvimento, de inclusão social e de progresso e de prosperidade”, afirmou o governador.

Revitalização do Rio São Francisco
O governador Antonio Anastasia citou o Rio São Francisco para demonstrar a diferença do projeto de sua coligação em relação a outros candidatos. Ele lembrou que, enquanto o governo federal priorizou o projeto de transposição das águas do Velho Chico, o Estado, nos governos de Aécio e Anastasia, investiu R$ 1,4 bilhão na revitalização do trecho mineiro da Bacia do São Francisco e de seu principal afluente, o Rio das Velhas. Este valor é superior a previsão de gasto do governo federal para toda a extensão do rio, de sua nascente à sua foz.

“Investimos na revitalização do Rio das Velhas, a qualidade da água já melhorou muito, os peixes voltaram e temos certeza que vamos avançar bastante. A chamada Meta 2010 foi cumprida e, agora, estamos propondo em nosso Plano de Governo, a Meta 2014 para melhorarmos ainda mais a qualidade das águas próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O São Francisco, em sua bacia, é uma das grandes riquezas de Minas Gerais e do Brasil. Devemos tomar muito cuidado e muita atenção. E nós mineiros temos a responsabilidade e o dever de tomar conta dele e defendê-lo”, disse Antonio Anastasia.

Empregos
O governador aproveitou o debate para apresentar alguns dos 365 compromissos de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. Antonio Anastasia afirmou que pretende desenvolver programas e ações para fomentar a criação de empregos em Minas Gerais. Para ele, o emprego de qualidade é o melhor caminho para o Estado manter os seus indicadores sociais e econômicos acima da média nacional.

“Eu quero ser reconhecido como governador que cria empregos. Porque o emprego, na verdade, está na base do desenvolvimento social e econômico. Temos que nos esforçar muito para gerar empregos de qualidade em Minas. O poder público tem a obrigação de criar a infraestrutura necessária, ter a educação, as estradas, os incentivos de créditos, de tributos para chamar novas empresas para Minas Gerais. Isso tudo gerando empregos, empregos de qualidade. Com bons empregos, tenho certeza, Minas avançará ainda mais”, disse o governador.

Descentralização da Saúde
Antonio Anastasia lembrou que o Governo de Minas obteve importantes avanços no campo da saúde, a partir da descentralização do atendimento, que incluíram por meio do ProHosp a construção e investimentos na aquisição de equipamentos para 128 hospitais regionais do Estado. Além disso, foram construídas 1.600 Unidades Básicas da Saúde e o Estado tem atualmente o maior número de equipes do Programa Saúde da Família (PSF). O governador afirmou que o grande esforço do seu Plano de Governo é aproximar, cada vez mais, a população aos serviços de saúde, com a construção de hospitais regionais que ofereçam atendimento de média e alta complexidade.

“Nos últimos oito anos, sob o ponto de vista objetivo, esta política representou uma melhora dos indicadores, como a mortalidade infantil que caiu em Minas 22%. Na esfera estadual, o nosso grande esforço será levar cada vez mais a saúde para mais perto das pessoas. Por isso, vamos investir na construção de hospitais regionais, como o de Uberlândia, que está praticamente concluído, e realizar diversas parcerias com as prefeituras para termos as melhores condições”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia afirmou ainda que o Estado priorizará ações de prevenção à saúde, por meio de programas específicos, como o Viva Vida, que garante atendimento às mulheres durante a gestação, e o Farmácia de Minas, que fornece remédios gratuitamente à população.

“Temos que ter uma atividade também preventiva, através, por exemplo, do Viva Vida, que se refere às gestantes. No projeto relativo à Farmácia de Minas, aumentamos a produção de remédios gratuitos de 300 milhões de unidades para 1 bilhão de unidades. Tudo isso significa uma melhora, mas sou o primeiro a reconhecer a necessidade de avançarmos mais através dessa descentralização e trazer a saúde cada vez mais próximo das pessoas”, disse Antonio Anastasia.

Educação
Para o governador, a política de valorização do profissional da educação foi fundamental para que o Estado obtivesse o primeiro lugar no Brasil, pelo Índice de Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação. Ele também apresentou o programa Professor da Família, que está previsto em seu Plano de Governo.

“A educação mineira é de excelência. Conseguimos o primeiro lugar no Brasil na educação básica e o terceiro no ensino médio. As Olimpíadas de Matemática, os nossos alunos ganham todas. Vou continuar valorizando firme a educação porque sou o primeiro a reconhecer a sua importância, recuperando as escolas, investindo em novas metodologias de ensino, criando o programa Professor da Família que vai ajudar aqueles alunos que estão em situação pior. Então, isso é fundamental, investir na educação e, também, é claro, nos professores e em toda rede pública de ensino”, disse o governador.

Valorização dos servidores
Anastasia lembrou das conquistas históricas dos servidores públicos nos últimos anos do Governo do Estado. Ele ressaltou que a valorização do funcionalismo, em especial da educação, continuará sendo prioridade no seu segundo governo, caso reeleito.

“A questão dos servidores é uma prioridade absoluta em qualquer governo e do meu governo em especial, até porque eu sou servidor público de carreira do Estado, professor e filho de professora do Estado de Minas Gerais. Em primeiro lugar, vamos lembrar também que no início do nosso governo, depois de 20 anos, nós conseguimos colocar o pagamento em dia, conseguimos pagar o 13º em dia, criamos o adicional de produtividade, que é um 14º salário; criamos os planos de carreira, pagamos as verbas retidas, colocamos a casa em ordem. E os funcionários são testemunhas do que havia no passado e do que existe hoje”, disse Anastasia. E completou: “sempre digo, conceder o reajuste é excelente, mas temos também de ter condições de pagar o reajuste e não voltar ao passado, com atraso do pagamento, o não pagamento do décimo terceiro. Eu sou o aliado número um da educação, por ser professor e ter grande amor pelo tema”.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Em Minas, conta de luz isenta 2,7 milhões de consumidores do ICMS

Isenção dos impostos federais reduziriam em 30% valor da conta de luz nos estados

O Governo de Minas isenta da cobrança de ICMS 2,7 milhões de consumidores que gastam até 90 kwh de energia elétrica por mês. Isso corresponde a 60% do total de consumidores residenciais do Estado, que pagam valores menores da conta de luz em razão da isenção do imposto estadual. Desse total, 1,9 milhão são famílias de baixa renda que, além da isenção dada pelo Governo de Minas, são beneficiadas com uma tarifa mais baixa, conhecida como tarifa social.

A tarifa cobrada pela Cemig e nos demais estados brasileiros é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal que regula o setor de energia. A tarifa é composta ainda por 14 impostos federais. São eles: Reserva Global de Reversão; Cota de Consumo de Combustível; Conta de Desenvolvimento Energético; Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica; Taxa de Custeio do Operador Nacional do Sistema; Encargos e Serviços de Sistema; Pesquisa e Desenvolvimento; Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica; Compensação Financeira de Recursos Hídricos; Taxa de Fiscalização da Aneel; Contribuição – CCEE; Programa de Eficiência Energética; Programa de Integração Social (Pis/Pasep) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Se um cliente de baixo consumo da Cemig, que é isento do ICMS, também tivesse a isenção de impostos federais, a sua conta de luz teria uma redução de até 30%. No caso de Minas, de 2003 a 2009, com a cobrança de apenas três encargos, o Governo Federal arrecadou mais de R$ 6 bilhões. Menos de 10% disso voltou para Minas em investimentos federais no setor de energia.

Minas é o estado brasileiro com maior número de municípios, são 853. A diferença da extensão territorial dos estados impede a comparação dos custos com outros estados para fornecimento dos serviços. A Cemig distribui energia elétrica a cerca de 6,5 milhões de consumidores, sendo 5,1 milhões residenciais.

De onde vêm os recursos do Luz para Todos?
Além da tarifa social, o Governo de Minas investe, por meio da Cemig, no Programa Luz para Todos de eletrificação nas áreas rurais do Estado. O programa é uma parceria entre o Governo de Minas e o Governo Federal. O Luz para Todos foi iniciado em 2003 e, neste ano, entrou na terceira fase de implantação. Ao final desta etapa, prevista para dezembro de 2010, o Governo de Minas cumprirá a promessa assumida de dotar 100% da população rural do Estado com energia elétrica.

Até dezembro, o número de ligações terá atingido um total de 285 mil consumidores, que representam uma população atendida de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Nesse período, o investimento total no Luz para Todos soma R$ 3 bilhões, sendo 77% desse montante de responsabilidade do Governo de Minas e da Cemig e 23% do Governo Federal.

Na parte do investimento cabível ao Governo de Minas e à Cemig, estão recursos do Estado via isenção de ICMS, do próprio caixa da Cemig e empréstimos feitos junto à Eletrobrás, que serão amortizados pela estatal mineira nos próximos anos. Os recursos do Governo Federal são a fundo perdido e originados da cobrança dos impostos e encargos pagos pelo consumidor na conta de luz.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Anastasia: Goianá vai transformar Zona da Mata em novo polo logístico

Ao lado do ex-presidente Itamar Franco, Anastasia percorreu cinco cidades da Zona da Mata e apresentou suas propostas de governo para atrair empresas e empregos na região


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou hoje (17/09) que a entrada em operação do Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, será a base do projeto de transformar a região em um polo logístico que une os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Acompanhado do ex-presidente e candidato ao Senado, Itamar Franco, o governador visitou hoje os municípios de Goianá, São João Nepomuceno, Além Paraíba, Visconde do Rio Branco e Leopoldina. Anastasia afirmou que a Zona da Mata será fundamental na proposta de criação das zonas de desenvolvimento regional, um dos 365 compromissos do seu Plano de Governo, lançado na última semana.

O polo logístico e todas as obras de infraestrutura executadas pelo Governo do Estado serão fundamentais para atrair novas empresas e gerar mais empregos para a Zona da Mata. Anastasia assumiu o compromisso de transformar Minas em um estado logístico, com a criação de uma rede integrada de transporte, para o escoamento de produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e, por consequência, aumento do bem-estar da população.

"A logística hoje é um grande fonte de empregos e de renda. A Zona da Mata pela sua localização estratégica, pelo seu capital humano, pela suas universidades, pela sua malha rodoviária, pela sua infraestrutura de energia e saneamento tem todas as condições de ser uma zona de logística de muita importância no Brasil e até na América do Sul. E esse aeroporto é a grande âncora disso. Por isso, nossos esforços para esse aeroporto se transformar em um grande ativo e uma realidade. Num primeiro momento, mais focado em carga, mas também em passageiros”, afirmou o governador, durante entrevista em Goianá.

Aeroporto Regional
A construção do Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, teve início em 2001, no Governo Itamar Franco. Em 2006, durante a gestão do ex-governador Aécio Neves, foi concluída a etapa que permitiu homologação do aeroporto para voos diurnos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A obra recebeu investimentos de R$ 66,5 milhões do Governo de Estado.

O próximo passo é a homologação do local para voos noturnos, que depende da Anac. A agência solicitou o rebaixamento de um morro próximo à pista, que dificulta o pouso de aviões de grande porte e a operação noturna do aeroporto. As obras estão em fase final.

No mês passado foi assinado o contrato, no valor de R$ 6,3 milhões por ano com a empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil, vencedora da licitação para a operação do aeroporto. A empresa será responsável pela atração e distribuição de cargas, administração, conservação e operação do aeroporto.

Até o fim do ano, a Infraero deverá transferir a operação do aeroporto para a Multiterminais, criando condições para o funcionamento do terminal. Além do transporte de passageiros, o aeroporto terá importante papel no transporte de cargas aéreas.

“O Governo do Estado iniciou a retirada do morro que impedia a utilização completa da pista de 2.520 metros, com pouso e decolagem de aeronaves de grande porte. Nós também estamos em um processo de aquisição de equipamentos e de homologação para que o aeroporto seja possível operar, inclusive, vôo noturno, obviamente, com instrumentos. E com isso então, teríamos a maneira adequada de atrair as cargas internacionais, de voos cargueiros internacionais, para que isso forme realmente um hub logístico de carga aérea”, informou Ricardo Vega.

Investimentos na Zona da Mata
Além da construção do aeroporto, o Governo de Minas também investiu em outros setores para ampliar a capacidade logística da Zona da Mata. De 2003 a 2009, na Zona da Mata, o Estado investiu R$ 907 milhões em recuperação e pavimentação de estradas, saneamento básico, segurança pública, na reforma e modernização de escolas, hospitais e unidades básicas de saúde. Neste período também, 3.073 alunos participaram de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado.

“Fizemos também estradas, o ProAcesso, Pro-MG, recuperando estradas estaduais, levamos telefonia celular, fizemos os programas de qualificação profissional, recuperamos escolas, fizemos investimentos na segurança pública, ou seja, tudo que foi iniciado ao tempo ainda do governador Itamar, continuou com Aécio e, agora, comigo, é para criarmos um ambientes de investimentos na Zona da Mata e nas demais regiões”, disse Antonio Anastasia.

Em debate, Anastasia reafirma compromisso com Minas e os mineiros

Em debate da TV Band Minas, governador apresenta propostas sociais e defende soberania dos mineiros para escolha de seus representantes


O governador Antonio Anastasia aproveitou o segundo debate da TV Band Minas, na noite desta quinta-feira (16/09), para debater ideias e apresentar as suas propostas para os próximos quatro anos. Ele voltou a defender a autonomia dos mineiros para decidirem o futuro do Governo do Estado. Anastasia ressaltou que o seu compromisso, como governador e candidato à reeleição, é com Minas Gerais e com os mineiros.

“A minha candidatura nasceu aqui, em Minas, de Minas, para Minas. Nós mineiros decidiremos o nosso futuro de maneira sempre soberana, com muita liberdade, com muita altivez e com orgulho de sermos mineiros. E assim, eu quero continuar trabalhando, trabalhando junto com vocês para avançar. E quero reafirmar que só tenho um único compromisso e uma única fidelidade: a Minas e aos mineiros. Por isso eu peço o seu voto”, disse Antonio Anastasia.

O governador destacou que a soberania e o espírito de liberdade fazem parte da história de Minas Gerais e da formação cultural dos mineiros. Segundo ele, esse sentimento será expressado nas urnas no dia 3 de outubro.

“Minas Gerais tem uma grande trajetória na história política brasileira. Minas, por si mesma, tem uma posição de afirmação, de autonomia e mesmo de soberania dentro da história brasileira. Nós mineiros somos muito orgulhosos da nossa trajetória, da nossa história, da nossa cultura e da nossa política. Então, na realidade, nós mineiros é que vamos, com total autonomia, e com soberania do nosso voto, no próximo dia 3 de outubro, decidir as eleições”, ressaltou.

Relacionamento com o governo federal
Questionado sobre a possibilidade de retaliação entre o governo federal e os estados governador por partidos de oposição, Anastasia disse não acreditar que qualquer que seja o próximo presidente da República, ele seja capaz de ir contra as parcerias em prol de Minas Gerais e dos demais estados da Federação.

“Nós não podemos imaginar que eleito um presidente de um partido ou de outro, não podemos sequer cogitar que haverá algum tipo de retaliação em relação aos governos do Estado. Até porque, nós observamos que nos últimos anos, aqui em Minas Gerais, uma convivência muito harmônica entre o governo federal do presidente Lula, de um partido, e o governador Aécio Neves e agora o meu governo, de outro partido. Relacionamento tão bom que Minas Gerais foi o estado que mais avançou em todos os indicadores, sociais e econômicos, em relação a outros estados, governados até por aliados do presidente Lula”, destacou.

Anastasia ressaltou ainda que é importante que todos os candidatos ao Governo de Minas tenham a consciência da autonomia dos estados. “Dentro desse quadro é que se vive a verdadeira democracia, para a escolha dos mineiros, cada um de acordo com a sua vontade e a sua consciência”, completou.

Avanços acima da média nacional
Para o governador, os próprios mineiros são testemunhas do quanto Minas Gerais avançou durante os governos de Aécio/Anastasia, crescendo seus indicadores sociais e econômicos acima da média nacional. Ele também agradeceu o crescente apoio que vem recebendo, juntamente com Aécio Neves e Itamar Franco, candidatos ao Senado pela Coligação “Somos Minas Gerais”.

“Queria primeiro agradecer a todos que nos acompanham até agora e dizer da nossa satisfação e alegria com a adesão que estamos recebendo. Fizemos muito ao longo desses últimos anos aqui em Minas. Juntamente com Aécio Neves, nós mudamos a realidade. E eu peço a você para testemunhar o que foi feito. Seja você a testemunha. O que fizemos de obras, melhoria da educação e da saúde. Tenho certeza que você será a testemunha principal”, disse Anastasia, se dirigindo aos eleitores mineiros.

O governador destacou que os avanços dos últimos anos foram conquistados graças ao modelo de gestão implantado no Governo do Estado. Nos governos Aécio/Anastasia, todas as ações e programas tiveram metas a serem cumpridas, com o foco na excelência na prestação de serviços aos mineiros.

“Por que Minas avançou mais que os outros estados? Porque tivemos eficiência, responsabilidade, ousadia, coragem e criatividade para gerar mais emprego em Minas. Conseguimos agora, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o índice de pleno emprego. E isso não aconteceu no Rio de Janeiro, em Salvador, em Recife, em outros estados. Conseguimos mostrar mais competência em Minas Gerais não só graças ao governo, mas aos empresários e aos trabalhadores mineiros, todos juntos, numa parceria que está dando certo e que vamos continuar”, disse.

Geração de empregos
Durante o debate, Anastasia também teve a oportunidade de apresentar alguns dos 365 compromissos que assumiu com os mineiros em seu Plano de Governo, lançado na última semana. Segundo ele, a geração de empregos será a base para os indicadores sociais de Minas Gerais continuem avançando.

“Temos uma proposta muito inovadora. A nossa obsessão maior, o nosso maior empenho, a nossa maior vontade será na geração de empregos. O compromisso primeiro, como base da nossa política pública social e econômica, será a geração de empregos e para isso nós vamos criar, cada vez mais, um ambiente favorável a atrair novos empreendimentos e investimentos para Minas. Vamos concentrar nossos esforços na geração de empregos, com repercussão em todas as políticas públicas”, destacou.

Anastasia disse que uma das propostas será estimular a atração de empresas para todas as regiões do Estado e criar incentivos para que elas trabalhem com as vocações de cada uma das economias locais.

“Sou o primeiro a concordar na necessidade de agregarmos mais valor aos nossos produtos. Por isso, colocamos no nosso Plano de Governo a proposta de criar as zonas de desenvolvimento regional, exatamente com esse objetivo: identificar vocações, oferecer estímulos tributários e creditícios para atrair empresas âncora que vão não só agregar valor aos nossos produtos, diversificar a nossa economia e gerar empregos”, explicou.

Segurança e dependentes químicos
Anastasia ainda falou de suas propostas para a área de segurança, com o aumento do efetivo das forças policiais e programas específicos para evitar a criminalidade nas regiões de divisa com outros estados e nas zonas rurais. O governador também anunciou a criação de um centro público de atenção aos dependentes químicos.

“Parcerias são feitas pelo Governo de Minas, por meio da Subsecretaria Antidrogas, em um modelo que funciona muito bem. E aproveitando para dizer que estamos preparando o primeiro Centro Público para os dependentes químicos, no Triângulo, no município de Veríssimo, em parceria com a prefeitura municipal. Investindo, portanto, em prevenção e, ao mesmo tempo, no tratamento dos dependentes”, destacou o governador.

Cultura
Ele também apresentou suas propostas para a área cultural e de proteção ao patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. Segundo ele, todas as ações pontuais da cultura serão pautadas pelo objetivo principal de ampliar os incentivos e apoios governamentais no interior do Estado.

“O nosso grande esforço será pela descentralização da atividade cultural, levando a atividade cultural mais próxima do interior, através dos circuitos culturais, através da criação de museus, do apoio às bandas de música, dos festivais de música do Fundo Estadual de Cultura Permitindo que a cultura fique mais próxima das pessoas”, finalizou Anastasia.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Minha candidatura indica a vontade da sociedade civil, diz Anastasia

Durante sabatina na Faculdade de Direito da UFMG, o governador disse que suas propostas buscam o avanço de Minas Gerais de forma altiva e autônoma


O governador Antonio Anastasia afirmou, na noite desta quarta-feira (15/09), que sua candidatura à reeleição representa a vontade de um grupo de mineiros que busca o avanço de Minas Gerais de forma altiva e autônoma. Durante sabatina com dezenas de universitários e professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Casa Afonso Pena, em Belo Horizonte, Anastasia disse que quer realizar uma administração para os mineiros, levando inovações aos atuais programas sociais em execução no Estado.

“Uma candidatura gerida, gerada em Minas, de Minas e para Minas. De mineiros. Uma candidatura que pretende que o Estado avance de maneira altaneira, com nossa autonomia, com nossos predicados e com as nossas características. Para isso, preciso do voto dos 14 milhões de eleitores mineiros”, disse Anastasia, durante sua explanação. O governador também lembrou que a sua candidatura nasceu naturalmente em Minas Gerais, representando a vontade de um grupo mineiro de lideranças políticas e da sociedade civil organizada.

“As circunstâncias me levaram a ser identificado por esse conjunto de forças mineiras, prefeitos, deputados, líderes, entidades empresariais, da sociedade, das universidades como aquele nome que seria o mais adequado para dar continuidade a um novo modo de governar que busca na eficiência, na probidade, no respeito, na responsabilidade e na sensibilidade os resultados para oferecer às pessoas”, completou.

Debate se transforma em sabatinaA intenção dos organizadores do evento era promover um debate entre os principais postulantes ao cargo de governador de Minas Gerais, mas o candidato do PMDB/PT, Hélio Calixto Costa, recusou o convite. Anastasia aproveitou o encontro para apresentar as propostas de seu Plano de Governo e para reiterar o seu pedido do voto consciente dos mineiros, sem a ilusão das falsas promessas do período eleitoral.

“Preciso da adesão consciente a essas propostas que não significa apenas o voto. Significa o voto convicto. O voto de saber que estamos no caminho certo, da retidão, da responsabilidade, não das promessas vãs e das ilusões que, como um castelo de cartas, desmancha com muita facilidade no ar. No decorrer das eleições é muito fácil criar factóides. Criar falsos números para tentar mascarar a nossa realidade. Mas o mineiro é muito sábio”, disse Antonio Anastasia.

Em sua apresentação, Antonio Anastasia, lembrou que em 1982, como membro da direção do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da UFMG, participou do debate na primeira eleição direta para governadores depois do início do regime militar. Ele ressaltou a importância do confronto de ideias e propostas em um processo eleitoreiro.“Me lembro perfeitamente da organização e de como foi o debate, muito rico, recebendo os candidatos, inclusive o governador Tancredo Neves que se elegeu depois para presidente da República. Havia um clima de eletricidade no ar, como hoje. É claro que naquela época tinha o conteúdo distinto de hoje. Muitos de nós, a maioria esmagadora, estavam votando pela primeira vez. E ainda íamos esperar sete anos para votar pela primeira vez para presidente em 1989. Os tempos eram outros, mas que fazem parte da nossa história. Por isso, estou aqui não só por respeito aos estudantes, até porque todos merecem ouvir nossas opiniões, programas e propostas”, afirmou.

Propostas
Com a ausência do candidato Hélio Costa no debate, Antonio Anastasia foi sabatinado pelos próprios estudantes e professores. O governador teve a oportunidade de apresentar as propostas de seu Plano de Governo e fazer um balanço das ações dos governos Aécio/Anastasia, como, por exemplo, na área de segurança pública.

Anastasia afirmou que, mais importante que a questão repressiva, são os investimentos em prevenção, que incluem ações nas áreas sociais, como educação e geração de postos de trabalho.“Todos os nossos esforços nos últimos anos colocaram Minas em 17º ou 18º lugar no ranking de homicídios elaborado pelo Ministério da Justiça, uma posição teoricamente razoável. Multiplicamos por cinco o número de vagas no sistema penitenciário. Implantamos o Programa Fica Vivo! para limitar a criminalidade entre os jovens. Também temos o Programa Educacional de Resistência às Drogas nas escolas, em parceria com a Polícia Militar. Mas tudo isso será mais efetivo se tivermos mais emprego de qualidade no Estado. Porque com mais empregos e melhores salários, teremos uma redução ainda mais expressiva”, disse.

Democratização do acesso à Justiça
O governador respondeu à pergunta de um grupo de estudantes sobre as propostas de melhoria na Defensoria Pública e democratização do acesso à Justiça.

“A Defensoria Pública no Estado passou por uma crise. Da mesma forma que outras instituições, não recebia investimentos. E houve um processo de esvaziamento. Mas ao longo dos últimos anos, a Defensoria Pública foi o órgão que teve matematicamente o seu orçamento mais aumentado no Estado. Mesmo assim, sabemos que está aquém das necessidades. E mais do que isso há a necessidade de aumentar o seu quadro de pessoal. Temos hoje 440 defensores públicos e já está autorizado desde o ano passado concurso para 150 vagas. Nossa proposta é continuar aumentando gradativamente o número de defensores”, destacou.

Aprovação
Ex-colega de classe e do Centro Acadêmico, Ana Maria Amorim Rebouças disse que o governador, ainda com 19, 20 anos, já se destacava por sua inteligência e integridade. “O Anastasia sempre foi um homem de bem, honesto e de capacidade incomparável para apresentar soluções inovadoras aos problemas colocados. Sem dúvida, é o melhor para governar Minas”, defendeu. Maria Coeli Simões Pires, professora da UFMG que conheceu Antonio Anastasia no mestrado, em 1983, e assim como ele participou da elaboração da Constituinte Mineira, falou sobre a competência do governador.

“Ele acabava de se formar naquela época e já era conhecido por seu preparo e brilhantismo. Por isso, mais que meu apoio, ele tem minha confiança. Vejo na figura dele a vontade de servir à administração pública e aos mineiros. E acredito que ele terá voos ainda mais altos, porque é jovem, determinado, generoso e político hábil e respeitado, como tem se revelado”, elogiou.

O ex-aluno Samuel Guimarães foi à faculdade rever aquele que considera o melhor professor. “Ele impunha respeito pelo conhecimento e pontualidade, conseguia passar a matéria difícil de forma clara e bem humorada. Ninguém conversava na aula, a atenção era máxima. Conquistou nossa amizade e admiração. Sou grato por ter tido a oportunidade de ter aprendido tanto com ele. Aliás, foi o professor que nos incentivou a gostar de Direito Administrativo e de política. E é por todas as qualidades que o professor deve continuar a governar”, pontuou.

Carreira
Formado em Direito, Antonio Anastasia dedica-se há 26 anos à administração pública, participando da vida política de Minas. Atuou em importantes momentos da história do Estado, como a Constituinte Mineira, entre 1988 e 1989, e, desde então, sua vida profissional é dedicada à administração e à defesa dos interesses de Minas. Antonio Anastasia foi secretário de Estado de Planejamento e Gestão, no início do Governo Aécio Neves, e foi o responsável pela implantação do Choque de Gestão, conjunto de medidas administrativas que permitiram a recuperação das finanças do Estado e a retomada dos investimentos nas áreas social e de infraestrutura.

Anastasia defende debate de ideias e lamenta “política da destruição”

Governador recebe sugestões de lojistas do Barro Preto para seu Plano de Governo e destaca parcerias entre o Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte


O governador Antonio Anastasia lamentou nesta quinta-feira que alguns candidatos estejam trocando o espaço para debate de ideias por ataques pessoais e discursos que visam destruir os avanços obtidos por Minas Gerais nos últimos anos. Durante evento em que recebeu o apoio de comerciantes da Associação dos Lojistas do Barro Preto, em Belo Horizonte, o governador disse que os mineiros esperam dos candidatos propostas concretas para que o Estado possa realmente continuar avançando nas áreas sociais, como saúde, educação e segurança.

Na última semana, o governador apresentou os 365 compromissos de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. As propostas buscam inovar na gestão pública, abrindo espaço para a participação popular na construção de ações e programas que possam dar continuidade aos avanços obtidos nos governos Aécio/Anastasia.

“Não gosto de comentar a estratégia dos outros adversários. Comento as minhas estratégias. Volto a dizer, campanha política não é local de ofensas, de ataques e de destruição. Só avançamos se nós construirmos, se formos adiante. Na saúde, educação e segurança, muito já se avançou, mas sou o primeiro reconhecer que ainda temos muito a avançar, tanto que apresentamos ideias novas para isso. É nesse campo que quero debater. Mas a crítica estéril, por criticar, essa, lamentavelmente, não leva, como sabemos, a lugar algum”, disse Antonio Anastasia.

Ainda no Barro Preto, o governador também lamentou que alguns candidatos não reconheçam os avanços obtidos nos últimos anos por Minas Gerais, com a redução da mortalidade infantil, redução da desnutrição infantil, queda da criminalidade a patamares de 10 anos atrás, entre outros indicadores.

“Evidentemente que essa miopia em verificar o que ocorre em Minas Gerais, isso é parte dessa campanha, é uma pena que as pessoas não reconheçam. Mas os mineiros reconhecem. Os mineiros aplaudiram o Governo Aécio Neves, estão aplaudindo meu governo e tenho certeza que continuaremos sendo aplaudidos a partir do próximo ano”, afirmou Anastasia.

Sugestões para o Plano de Governo
No encontro com os comerciantes, o governador recebeu documento com sugestões da Associação dos Lojistas do Barro Preto para o seu Plano de Governo. Anastasia se comprometeu a analisar as propostas. Uma das sugestões apresentadas pelos lojistas já faz parte do Plano de Governo: incentivo à qualificação da mão-de-obra.

“Aqui no Barro Preto, estamos com um crescimento muito grande. Nosso problema atualmente é a qualificação de mão-de-obra e o Plano de Governo do Anastasia contempla a educação profissional, que é o que precisamos para podermos continuar crescendo”, disse o presidente da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), Marco Polo Rolim.

“A requalificação e a qualificação profissional constam no nosso Plano de Governo. Atualmente já fazemos muita qualificação, inclusive através do Programa de Ensino Profissionalizante, gratuito, para os alunos do ensino médio do Estado. Pretendemos aumentar em quatro vezes o número atual, de 130 mil para 400 mil, gerando pessoas qualificadas para a mão-de-obra que precisamos para o crescimento de Minas”, ressaltou Antonio Anastasia.

Parcerias com Belo Horizonte
O governador também destacou a importância de se firmar parcerias com a sociedade civil organizada e com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para enfrentar os problemas e demandas da capital.
“Temos uma parceria muito forte com a Prefeitura de Belo Horizonte. Muitos desses temas se referem também a questões municipais, mas eu sempre digo que para governar temos de ter planejamento e parceria. E a nossa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte é muito boa, vamos continuar fazendo isso”, destacou.

Durante os governos Aécio Neves e Antonio Anastasia, o Estado e a PBH firmaram diversas parcerias em obras na capital. Entre elas estão a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, o programa habitacional Vila Viva, com apoio da Copasa e Cemig; implantação do Centro de Especialidades Médicas, construído em antigo prédio do Cardiominas; na decisão de se construir o Hospital Metropolitano no Barreiro; na obra de alargamento da avenida Antônio Carlos, que também teve participação do governo federal; obras de ajustes na avenida Tereza Cristina e no leito do Ribeirão Arrudas; na implantação do sistema de monitoramento eletrônico (Olho Vivo), no Planejamento Estratégico para a Copa do Mundo de 2014.

Apoio
Durante o evento na tradicional Galeria Chaves, Antonio Anastasia recebeu manifesto de apoio assinado por dezenas de lideranças da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), que reúne cerca de 1 mil lojistas do setor de confecções.

Além do presidente da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), Marco Polo Rolim, estiveram presentes comerciantes ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio), da Organização das Cooperativas do Estado (Ocemg) e representantes de cooperativas das áreas de transporte, dentistas, segurança, professores, profissionais da moda, entre outros.

Após o evento, Antonio Anastasia fez breve caminhada pela avenida Augusto de Lima. Ele entrou nos estabelecimentos para cumprimentar os funcionários. Na Bless Brasil, ele fez um breve discurso de agradecimento pelo apoio do comércio do Barro Preto. Também tirou foto com as funcionárias da loja.