segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Educação tem papel de relevância absoluta no governo Anastasia

Durante sabatina realizada por estudantes, governador diz que educação é fundamental para a geração de empregos de qualidade


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, participou nesta segunda-feira (13/09) de sabatina com dezenas de estudantes de escolas da rede pública e particular de ensino de Belo Horizonte. Anastasia destacou que nas propostas de seu Plano de Governo para os próximos quatro anos, as ações na área de educação serão o diferencial para que os jovens mineiros estejam mais preparados para a entrada no mercado de trabalho. O governador lembrou que nos últimos oito anos a educação assumiu um papel de relevância absoluta entre os programas desenvolvidos pelo Governo de Minas, justamente para que os jovens tivessem capacidade para conquistar empregos de qualidade.

“A educação tem relevância absoluta, juntamente com a questão do desenvolvimento social, porque é o passaporte que precisamos para gerar empregos de qualidade em um segundo momento. Quero ser conhecido como o governador dos empregos, porque o emprego está na raiz de todas as soluções”, afirmou o governador.

Durante a sabatina, promovida pela Revista Ragga e jornal Estado de Minas, Antonio Anastasia respondeu às perguntas de uma plateia composta por 70 jovens, entre 17 e 18 anos, alunos da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos e do Colégio Marista Dom Silvério. Todos eles votarão pela primeira vez nas eleições do dia 3 de outubro. Após fazer uma apresentação, o governador respondeu às perguntas formuladas pelos alunos presentes e também por jovens internautas que acompanharam a sabatina ao vivo pelo site do jornal Estado de Minas.

Antes de responder às perguntas dos alunos, Antonio Anastasia recomendou que eles avaliassem bem as propostas dos candidatos, pois são os jovens quem construirão o futuro de Minas Gerais.

“Avaliem bem as propostas dos candidatos. Vocês terão muito tempo para conhecer as propostas, quais são os princípios, valores e, especialmente, quais são as ideias que têm amparo na realidade, aquelas que são possíveis de serem realizadas”, afirmou Antonio Anastasia.

Poupança Jovem
Durante o encontro, o governador também apresentou aos jovens estudantes alguns programas desenvolvidos nos governos Aécio Neves/Antonio Anastasia. Ele lembrou que depois de Minas Gerais ter sido o primeiro Estado a ampliar de oito para nove anos a duração do ensino fundamental, o Estado adotou uma nova política para evitar a evasão escolar. Em 2006, foi criado o Poupança Jovem que oferece bolsa de R$ 3 mil para estudantes que concluírem o ensino médio. A eficácia da iniciativa inovadora pode ser medida pelo seu impacto na redução da evasão do ensino médio: a taxa de permanência dos alunos no Poupança Jovem cresceu de 86,4%, em 2007, para 97,4%, em 2009. Para os próximos quatro anos, Antonio Anastasia vai dobrar o número de alunos atendidos dos atuais 50 mil para 100 mil.

“Temos que continuar semeando para que nossa educação frutifique, já que é na Educação que Minas tem o diferencial fundamental para atrair empregos. Este programa conseguiu reduzir a evasão escolar e é um sucesso. Quero aumentar de 50 mil jovens para 100 mil no próximo mandato”, afirmou Antonio Anastasia.

Ensino Profissionalizante
O governador apresentou também os resultados do Programa de Ensino Profissionalizante (PEP), que oferece vagas em instituições privadas ou ligadas ao Sistema S (Senac e Senai) para que os alunos do ensino médio possam aprender uma profissão. O PEP já está presente em 380 municípios mineiros, oferecendo 60 diferentes cursos. Para os próximos quatro anos, Antonio Anastasia pretende ampliar o número de vagas de 137 mil para 400 mil.

“Este programa quer oferecer aos alunos da rede pública do Estado o aprendizado e, ao mesmo tempo, uma profissão. Já atendemos, em quatro anos, 137 mil jovens e eu vou aumentar para 400 mil no próximo mandato. Nesses cursos com duração de um, dois anos, o jovem também sai ali com sua formação”, afirmou Antonio Anastasia.

Alunos elogiam desempenho de Anastasia
A avaliação dos estudantes que participaram da sabatina é de que Antonio Anastasia é o candidato mais bem preparado para conduzir o Governo de Minas nos próximos quatro anos.

“Ele foi muito objetivo nas respostas. Ele tem definido o que ele quer fazer. Pelo fato de o governador ter experiência de professor, ele sabe o que um aluno passa, o que é um aluno na escola pública. Ele vai saber fazer, vai saber governar porque as propostas dele favorecem à juventude”, afirmou Andreia de Lima, que cursa o 3º ano da Escola Estadual Presidente Antônio Carlos.

Já o aluno Diogo Dantês, do Colégio Marista Dom Silvério, ressaltou a capacidade administrativa de Anastasia. “O governador é um excelente gestor. Ele preocupa com a gestão publica, com o gasto público. Minas merece continuar com a gestão de qualidade, uma gestão de transparência. Merece ter esse projeto de desenvolver o Estado todo, desenvolver por inteiro, não fazer um desenvolvimento concentrado”, afirmou.


Plano de Governo do governador Antonio Anastasia
Propostas e ações para os jovens no período de 2011 a 2014
Criar a Rede Mineira de Inclusão de Jovens para que todos os alunos do Ensino Médio da rede pública estadual terão a oportunidade de adquirir experiência em uma profissão, logo após concluírem seus estudos. Nas escolas estaduais, será criado um Comitê de Trabalho que encaminhará os alunos do ensino médio ao trabalho em órgãos e entidades da Administração Pública ou em empresas privadas.

Criar a Agenda Jovem para estender a rede de proteção aos jovens mineiros através da intensificação dos programas já existentes, especialmente em áreas territoriais de vulnerabilidade juvenil. Nesses locais, serão incrementadas atividades como Fica Vivo; Rede Mineira de Inclusão de Jovens; Poupança Jovem e PlugMinas.

Desenvolver o Programa Juventude Ligada, que irá ampliar o acesso dos jovens aos meios de comunicação, disponibilizando computadores para uso público nos conselhos municipais de juventude, e promover cursos de informática e capacitação em análise de redes sociais.

Criar o Observatório da Juventude para acompanhar a situação socioeconômica dos jovens mineiros e analisar, periodicamente, os resultados obtidos pelos programas voltados para esse segmento.

Ampliar as oportunidades de acesso à educação profissional técnica de nível médio, disponibilizando 400 mil novas vagas no Programa de Educação Profissional (PEP).

Ampliar o atendimento de 50 mil para 100 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual até 2014 e criar a rede de acompanhamento e orientação dos jovens egressos do Poupança Jovem, por mais um ano.

Ampliar o número de alunos em tempo integral nas escolas, para que as crianças possam receber maior atenção. Hoje são 105 mil crianças nessa condição. Em quatro anos, esse número deverá atingir 350 mil.

Ampliar o número de vagas no turno diurno destinadas ao ensino médio, dos atuais 60,32% para 75% , em quatro anos.

Desenvolver programas de alfabetização para jovens e adultos, especialmente nas regiões onde a taxa de analfabetismo supera a média do Estado.

Promover a interiorização dos projetos, em parceria com prefeituras e universidades, na perspectiva de ampliar as oportunidades de profissionalização e inclusão social aos jovens de todo o Estado.


Plano de Governo do governador Antonio Anastasia
Propostas e ações para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Formação Profissional de 2011 a 2014


• Implantar, com reajustes anuais, as novas tabelas de remuneração dos servidores da Educação, a partir de janeiro de 2011, e manter o Prêmio por Produtividade com pagamento anual;

• Ampliar o número de alunos em tempo integral nas escolas, para que as crianças possam receber maior atenção. Hoje são 105 mil crianças nessa condição. Em quatro anos, esse número deverá atingir 350 mil;

• Ampliar as oportunidades de acesso à educação profissional técnica de nível médio, disponibilizando 400 mil novas vagas no Programa de Educação Profissional (PEP);

• Implantar o Programa Professores da Família em municípios com até 30 mil habitantes e Índice de Educação Básica (Ideb) menor do que a média estadual. O programa visa garantir a alunos das escolas públicas estaduais a visita periódica de professores da família, para interagir com os pais e alunos sobre a escola, os deveres de casa, suas dificuldades e necessidades no campo da educação;

• Ampliar o número de vagas no turno diurno destinadas ao ensino médio, dos atuais 60,32% para 75%, em quatro anos;

• Contemplar os professores das Apaes na política de valorização do servidor;

• Fortalecer a equipe do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) que atua na implementação do Projeto Alfabetização no Tempo Certo e ampliar a abrangência do programa para as demais séries do ensino fundamental, incluindo, especialmente, orientação didático-pedagógica e apoio às escolas para o ensino de matemática e ciências;

• Ampliar o Programa Escola Viva, Comunidade Ativa, para garantir o acesso e permanência na escola de todos os alunos com necessidades especiais;

• Promover a segurança na escola e seu entorno mediante parcerias com a Polícia Militar, prefeituras, Ministério Público, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e outras instituições;

• Promover a melhoria das condições do transporte escolar para alunos da rede pública;

• Adotar, na preparação da merenda escolar, o Programa de Educação Alimentar voltado para a saúde das crianças e jovens;

• Ampliar a abrangência da Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio, dos atuais 155 para 200 municípios;

• Desenvolver programas de alfabetização para jovens e adultos, especialmente nas regiões onde a taxa de analfabetismo supera a média do Estado;

• Manter o projeto Veredas, destinado à formação, em curso normal superior, de professores dos anos iniciais do ensino fundamental;

• Implantar e manter a Rede Mineira de Formação de Educadores, constituída por universidades credenciadas pela Secretaria de Educação, para o desenvolvimento profissional dos servidores;

• Instalar, no espaço atualmente ocupado pela Secretaria de Estado da Educação, o campus da Cidade Educativa, um centro de formação de recursos humanos para a área educacional, especialmente preparado para receber, simultaneamente, 400 servidores;

• Desenvolver e implantar o sistema de certificação ocupacional de professores;

• Construir 400 Casas-Escola, preferencialmente no meio rural;

• Promover o exame de certificação ocupacional de gestores educacionais, condição necessária para ocupar o cargo de diretor de escola e para concorrer a uma vaga no mestrado profissional em Gestão Escolar.

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